• Jul 1, 2018

      Emulando jogos antigos no DOSBox

      Minha infância foi marcada por jogos como Prince of Persia, Doom, Home Alone e Hocus Pocus. Com a evolução do Windows muitos jogos e programas deixaram de funcionar neste S.O.. Eis que surge DOSBox para sanar este problema. DOSBox é um emulador de computadores IBM PC com os antigos MS-DOS. Muitas placas de vídeo e som antigas também são emuladas. Adicionalmente o DOSBox existe para vários sistemas operativos. Pode ser usado nos novos MS-Windows , Linux , FreeBSD e seus descendentes incluindo o Mac OS X. DosBox também permite rodar programas feitos originalmente para DOS. DosBox está presente no repositório de quase todas as distribuições. Para instalá-lo no Ubuntu abra o terminal e digite:

    • Jul 1, 2018

      Como e quando nasceu o Linux?

      No início da década de 1990, um estudante finlandês de ciências da computação chamado Linus Torvalds começou a realizar algumas alterações no código-fonte do Minix, um sistema operacional do tipo Linux para computadores de pequeno porte muito usado, naquela época, nos cursos universitários sobre sistemas operacionais. Linus Torvalds teve a brilhante ideia de aprimorar o componente principal do Minix, chamado kernel (também conhecido como núcleo), escrevendo um completamente novo.

    • May 1, 2016

      Gerenciamento de pacotes no Arch Linux

      O gerenciador de pacotes do Arch linux é o pacman (package manager). Vamos ver alguns comandos úteis a seguir.

    • Apr 1, 2016

      Controle de recursos com ulimit

      Ulimit é um comando que permite controlar recursos disponibilizados para o shell e para processos inicializados por este. É importante na prevenção de fork bomb; um tipo de processo malicioso e autorreplicante que satura o sistema e gera travamentos inesperados.

    • Mar 30, 2016

      Papo de botequim

      Papo de botequim foi um curso de Shell Script criado por Julio Cezar Neves e publicado na revista Linux Magazine em agosto de 2004. Naquela época o Youtube e muitas plataformas de cursos online ainda não existiam. As pessoas aprendiam assuntos técnicos, geralmente, por meio da leitura. Isso parece algo arcaico se comparado ao que temos em pleno 2020. Mas até hoje a leitura é um hábito de grande importância, pois é pela leitura de textos longos e complexos que estruturamos e aprofundamos o raciocínio. A aprendizagem e estudo por meio de vídeos são uma grande ferramenta auxiliar na nossa aquisição de conhecimento, contanto que não deixemos o hábito da leitura minguar. Então, aqui vai uma dica para quem quer aprender Linux e Shell Script: clique no link do curso “Papo de botequim”, baixe o material e abra seu terminal para praticar com o grande Julio Cezar Neves.