• Mar 30, 2016

      Papo de botequim

      Papo de botequim foi um curso de Shell Script criado por Julio Cezar Neves e publicado na revista Linux Magazine em agosto de 2004. Naquela época o Youtube e muitas plataformas de cursos online ainda não existiam. As pessoas aprendiam assuntos técnicos, geralmente, por meio da leitura. Isso parece algo arcaico se comparado ao que temos em pleno 2020. Mas até hoje a leitura é um hábito de grande importância, pois é pela leitura de textos longos e complexos que estruturamos e aprofundamos o raciocínio. A aprendizagem e estudo por meio de vídeos são uma grande ferramenta auxiliar na nossa aquisição de conhecimento, contanto que não deixemos o hábito da leitura minguar. Então, aqui vai uma dica para quem quer aprender Linux e Shell Script: clique no link do curso “Papo de botequim”, baixe o material e abra seu terminal para praticar com o grande Julio Cezar Neves.

    • Mar 1, 2016

      Comandos básicos para manipular módulos do Kernel

      Os módulos são componentes do kernel que carregam quando solicitados por algum aplicativo e descarregam após o uso. Auxiliam a interação do kernel com diversos dispositivos do sistema. A administração do kernel linux pode exigir em algum momento a manipulação de um módulo. Isto pode ocorrer em diversas ocasiões como, por exemplo, quando há um conflito entre módulos de mesma função, que são oriundos de desenvolvedores diferentes, gerando, assim, a necessidade de carregar ou descarregar temporariamente a fim de testar um determinado funcionamento. Um exemplo bem conhecido é o conflito entre os drivers Nvidia e Nouveau e seus respectivos módulos.

    • Dec 2, 2015

      Os melhores ebooks de Linux gratuitos em português

      1. Guia Foca
      Guia Foca significa Guia Fonte de Consulta e Aprendizado. Consagrado nacionalmente, a documentação é muito completa e vai do nível iniciante ao avançado. Não é focado em uma distribuição específica. Disponível em vários formatos. A documentação e o site foram atualizados em 2020.

    • Oct 1, 2015

      Criando pendrive bootável pelo terminal

      Inicializar o sistema por uma mídia usb é bastante útil e econômico porque pode poupar cds e dvds gravados que talvez não sejam usados mais de uma vez. É possível fazer o boot a partir do pendrive para instalar o sistema operacional. Você precisa ter a imagem no formato .iso para gravá-la no dispositivo usb. No Linux é possível fazer a gravação pelo terminal e dispensar programas como Unetbootin.

    • Jun 1, 2015

      Ubuntu e sua filosofia

      O Ubuntu foi desenvolvido em 2004 pela empresa Canonical, fundada pelo sul-africano Mark Shuttleworth, baseado na distribuição Debian. Shuttleworth foi o primeiro sul-africano a ir pro espaço. De volta à Terra fundou a Canonical ltd, uma empresa inglesa que desenvolve e dá suporte ao sistema livre Ubuntu. A versão principal do Ubuntu é derivada do Debian Unstable. A proposta é oferecer um sistema operacional para que qualquer pessoa possa utilizar, independente do nível de conhecimento, nacionalidade ou limitações.