Perguntas

    1. De onde vem a palavra Linux?

    Contração de Linus e Unix. Linus Torvalds é o criador do Linux.

    2. Quem pode usar Linux? Quais os pré-requisitos?

    Qualquer pessoa pode usar Linux. Pré-requisitos: ter vontade.

    3. O que preciso para usar Linux?

    Um computador com uma distribuição instalada é o necessário para começar. Mas a título de curiosidade, se você tem um dispositivo móvel com Android saiba que está usando um Linux modificado. Pois Android é um sistema operacional com kernel baseado em Linux.

    4. Linux é difícil?

    Não. Linux não é difícil. Mas o conhecimento e perfil do usuário devem ser compatíveis com o tipo de distribuição escolhida.

    5. Preciso de um computador com hardware moderno?

    Não. No Linux é possível personalizar a interface gráfica e optar por uma interface que exija poucos recursos. Algumas distribuições também são desenvolvidas com foco em poucos recursos de hardware. Por isso computadores antigos também podem funcionar bem com Linux.

    6. O que é distribuição?

    Distribuição (ou distro) é um sistema operacional baseado em um kernel Linux. Um exemplo será dado a seguir. Existem vários fabricantes de carro como Ford, Volkswagen, Fiat, etc. Cada fabricante desenvolve seus modelos. Ford ecosport, Ford fusion, Ford fiesta são modelos da Ford, mas cada um com características diferentes. Coisa parecida acontece no Linux. São todos Linux na origem, isto é, no kernel (núcleo) mas cada um com suas particularidades. Cada distribuição é desenvolvida para satisfazer um conjunto de necessidades. Então, openSUSE, Fedora, Arch são exemplos de sistema operacional mas são todos chamados de Linux porque compartilham do mesmo tipo de kernel (núcleo); um kernel Linux.

    7. O que é kernel?

    Kernel quer dizer núcleo na língua inglesa. É o cerne do sistema operacional. Serve de ponte entre os aplicativos e os dados processados a nível de hardware.

    8. Qual distribuição devo usar?

    Deve-se escolher conforme suas necessidades e objetivos. Pode-se começar por uma distribuição voltada para o usuário doméstico, como Ubuntu ou Mint, e com o tempo, se tiver interesse em aprofundar, pode experimentar distribuições diferentes, com ênfase em servidor, por exemplo.

    9. GNU/Linux ou Linux? São a mesma coisa?

    Quase a mesma coisa. O sistema operacional GNU com núcleo Linux é conhecido como GNU/Linux. GNU é um projeto iniciado em 1984 por Richard Stallman. GNU é um sistema operativo baseado em Unix mas composto totalmente por software livre. Em 1992, o sistema operacional já estava quase completo mas faltava o núcleo (kernel). O grupo iniciado por Stallman vinha desenvolvendo um núcleo chamado Hurd. Mas Linus Torvalds que já trabalhava num outro sistema (Minix) decidiu mudar a licença de seu núcleo para uma licença livre, compatível com a GPL do GNU. Aquele mesmo núcleo sobre o qual Linux trabalhava era compatível com o sistema operacional GNU, o que permitiu que pela primeira vez desde o fechamento do código do Unix fosse possível executar um sistema completo e totalmente livre. Este núcleo ficou conhecido como Linux, contração de Linus e Unix. Resumindo: Linux é um kernel com licença GPL, a mesma do GNU. No dia a dia podemos nos referir a palavra Linux como sistema operacional, mas a rigor Linux é um kernel presente nas distribuições, sendo as distribuições o sistema operacional.

    10. Como posso aprender Linux?

    Por livros, documentação, internet ou por intermédio de outros usuários.

    11. Por que devo usar Linux?

    Ninguém é obrigado a nada. Usar Linux é uma opção. É uma liberdade. Não precisamos pagar uma licença para ter acesso a um sistema operacional e software de qualidade.

    12. Como faço para instalar uma distribuição Linux no meu computador?

    As diferentes distribuições Linux disponibilizam imagem do sistema em seus sites. Geralmente é um arquivo em formato .iso (ponto iso). É só fazer o download e gravar a imagem num dispositivo USB, como pendrive. Em seguida basta dar o boot no computador pelo USB e fazer o procedimento da instalação.

    13. Se Linux é tão bom por que Windows está presente na grande maioria dos computadores vendidos?

    Windows domina o mercado porque a Microsoft desde o início do surgimento dos PCs (personal computer) estabeleceu um pacto comercial com a IBM. A IBM foi a primeira empresa a desenvolver os computadores pessoais, isto é, computadores domésticos. Eram chamados de IBM-PC. Na época a IBM dispunha do hardware mas não do software (sistema operacional). E a Microsoft dispunha do software mas não do hardware. A única maneira de tornar um computador utilizável a nível doméstico era comercializando os dois recursos juntos. Por isso os computadores pessoais passaram a ser vendidos com o sistema da Microsoft; os antigos MS-DOS (Microsoft - Disk Operating System).

    14. Como e quando nasceu o Linux?

    A resposta para esta pergunta é mais longa. Temos um post sobre isso aqui no blog mesmo.
    Leia mais no link: Como e quando nasceu o Linux?

    Pinguim Tux com dúvidas